Clássico e popular, a abertura de "O Auto da Compadecida" remete aos trípticos bizantinos da era renascentista italiana. Com sua reestreia na rede de streaming Globoplay e remasterizado em 4K, a nova vinheta reposiciona o filme entre as grandes obras audiovisuais do cinema brasileiro de todos os tempos.

Classic and popular, the opening title of "Auto da Compadecida" recalls the byzantine triptyches of the Italian Renaissance era. Now it's available on the Globoplay streaming network and remastered in 4K, repositioning the film among the great audiovisual works of Brazilian cinema of all time.


O AUTO DA COMPADECIDA OPENING TITLE • ABERTURA FICHA TÉCNICA: Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá Direção Geral: Alexandre Romano Criação e Direção de Arte: Alexandre Romano, Christiano Calvet e Caramurú Baumgartner Motion Design e Animação: Renan de Moraes, Valerycka Rizzo e Bruno Meira Produção executiva: Orlando Martins Coordenação de Criação: Valerycka Rizzo Logo Design: Caramurú Baumgartner Storyboard: Caramurú Baumgartner Assistente de Criação: Gisele Ramalho Atendimento: Carla Sá, Suzana Prista, Letícia Eboli, Paula Machado Ilustrações e Concept Art: Koi Factory e Caramurú Baumgartner

O mural também serviu de storyboard e roteiro para a abertura​​​​​. Nele apresentamos os diversos detalhes da saga de Chicó e João Grilo contra a fome, a maldade dos tiranos, o abuso de poder e rumo, indo de encontro salvação divina.

The mural also served as a storyboard and script for the opening title. Where we present several details of the saga of Chicó and João Grilo against hunger, the evil of tyrants, the abuse of power and direction, going against divine salvation.
O mural inspirado em Fra Angélico e Giotto di Bondone, reproduzindo um clássico trípitco bizantino da do período renascentista italiano, remonta o enredo principal de O Auto da Compadecida, adaptação de Guel Arraes da homônima obra do mestre armorial Ariano Suassuna.

The mural inspired by Fra Angélico and Giotto di Bondone, reproducing a classic Byzantine triptych from the Italian Renaissance period, goes back to the main plot of O Auto da Compadecida, adapted by Guel Arraes from the homonymous work of the armorial master Ariano Suassuna.



Redesenhar o logo de O Auto da Compadecida foi um dos desafios mais deliciosos de se fazer. Não se podia simplesmente "mexer" no símbolo antigo para dar apenas um novo visual e sim ressignificar a reposicionar esse primoroso produto nacional através desse novo design e efeitos visuais, colococando-o no patamar que a obra merece: clássico, lendário, icônico e sacro. Utilizando o conceito que auto-intitulamos de "armorial às avessas", trouxemos para dentro da cultura popular nordestina a estética renascentista medieval européia.

O antigo logo de O Auto da Compadecida traz o completo sentimento vernacular, feito à mão e pelo popular. Através da sua aplicação xilográfica, apresenta as falhas e fissuras do veio da madeira que serviu de gabarito. A imagem também apresenta uma borda que cerca a tipografia, emoldurando-a. ‎

O redesenho traz uma fonte com as serifas em ângulos de 45° que remetem ao uso de xilogravuras e tipografia com base em madeira justamente para ajudar no corte das letras. A diagramação traz uma forma triangular, para remeter a reverência aos céus. Além do T proporcionalmente exagerado e com uma cruz marcada reforçando a ligação de todo o enredo com a fé popular e da igreja.


Redesigning the logo of O Auto da Compadecida was one of the most delicious challenges to do. It was not possible to simply "retouch" the old symbol to give only a new look, but to re-signify to reposition this exquisite national product through this new design and visual effects, placing it on the level that the work deserves: classic, legendary, iconic and sacred . Using the concept that we call ourselves "armorial inside out", we brought the European medieval Renaissance aesthetic into Northeastern popular culture.

The old logo of O Auto da Compadecida brings the complete vernacular feeling, made by hand and by the popular. Through its woodcut application, it presents the flaws and fissures of the wood grain that served as a template. The image also features a border surrounding the typography.

The redesign brings a font with serifs at 45 ° angles that refer to the use of woodcuts and wood-based typography to help cut the letters. The diagram has a triangular shape, to send reverence to the heavens. In addition to the proportionately exaggerated T and with a marked cross reinforcing the connection of the whole plot with the popular faith and the church. 



Please follow me on instagram and click here to see more and buy prints.

You may also like

Casório Filmes, 2013. Estúdio Super Terra
CERVEJA ESPERTA. A WISEFOOL BREWERY é uma cervejaria inteligente, atrevida e sagaz. Criada para dois amantes de cerveja, a WISEFOOL busca o sabores, maltes e as combinações tropicais mais inusitadas para agradar a qualquer apreciador. Representei na logo a imagem do bobo da corte (wisefool), que para o rei é um bobo mas que para a corte é esperto e muito perto da rainha: sempre de olho. Com os ingredientes/grafismos presentes na feitura de uma cerveja - lúpulo, água, frutas, trigo, cevada, temperos e calor - produzi a logo, que também por si só se torna um mascote. Pense bem e tome uma WISEFOOL.
Logo para uma produtora de filmes infantis de Recife-PE. 2013
LADO B, OUTRO PLANO, PERSPECTIVA Observar por outro ângulo pode ser um aspecto comum para um curioso. No símbolo da LADO B, procurei trazer esta sabedoria à tona. Utilizando-se das arestas e uma perspectiva em 3 dimensões nada convencional, apresento uma ilusão de ótica, dando a sensação que o caractere “B” flutua no espaço, se fundindo e mesclando a cada olhar, represento assim o icônico sentido do lado b que é uma nova perspectiva, uma nova ótica, quebra de paradígmas. Na música, lado b é claramente caracterizado como sensacional, fora do tradicional e underground.
Logo & Branding produzida para CICATRIX FILMES, 2013. Representar CICATRIX é bem mais complexo do que se imagina. Ao ler, imagina-se súbtamente uma cicatriz, imageticamente uma marca curada na pele, um símbolo do tempo. O fonema final “TRIX” (/t/ /r/ /i/ /k/ /s/) fortalece a idéia de que a própria palavra representada é a logo. Porém, existiu a necessidade de uma forma para acompanhar o nome, fugir do simplório e não do óbvio. Ao transpor limites, se adquire marcas do tempo - como uma cicatriz de uma cerca de arame. O seu umbigo é sua primeira cicatriz ao ultrapassar a barreira da vida. Toda história contada tem uma linha do tempo, um ritmo cadenciado por fatos. O símbolo representado se assemelha com uma cicatriz, uma cerca e uma timeline.
MISTURE ISTO / MIX IT RIGA significa seda ou madeira. Tradição e inovação se misturam neste símbolo. Aqui é representado o entrelaçar da linha de seda e a envergadura de uma peça de carvalho. É o mais novo fino tecido embalsamado em um velho barril. Como um antigo brasão revisitado em uma forja para madeira. RIGA means silk or wood. Tradition and innovation blend this symbol. Here it is represented the silk thread of the weave and the wingspan of an oak piece. It is the newest thin cloth stuffed in an old barrel. Like an old coat revisited in a forge for wood.
Conceituada dentro dos princípios da Art Déco. Com traços retos e simples simboliza uma estrela alva sem o estigma das cinco pontas. A “barra” que une as letras, lembram uma porteira/portão de uma uma grande fazenda/mansão, remetendo a um clima intimista e reservado. A retidão na logo tem o propósito de facilitar na aplicação em materiais sólidos, como madeira, cimento ou ferro, mas sem perder o requinte. A ousadia se dá justamente pelos seus traços retos, porém a sensação da leveza de uma estrela permanece. Estelita foi feita para agradar quem gosta de arte, música e gastronomia. Enfim, cultura.
Back to Top